Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas, feitas de silício.
Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons são postos em movimento, desta forma, gerando eletricidade.
1) Ao entrar em contato com a luz do sol, as células fotovoltaicas do painel solar reagem, convertendo a energia solar em elétrica.
2) O inversor solar adapta a energia gerada, deixando-a compatível com as instalações elétricas, podendo abastecer os equipamentos elétricos.
3) O excedente da energia produzida é disponibilizado para a rede elétrica, em troca de créditos para consumo de energia da concessionária, válidos por até 5 anos.
Funcionamento de Energia Solar mais em detalhe
Caso não se consuma toda a energia produzida em determinado mês, o excesso é enviado à rede de distribuição, em troca de créditos de consumo de energia, válidos por até 5 anos.
Os crédito são utilizados quando o sistema não gera energia suficiente em determinado mês para cobrir todo o consumo, isso pode ocorrer em meses mais nublados ou de maior consumo.
Assim, quando o consumo é maior do que a geração, utiliza-se os créditos acumulados, e caso esses não sejam suficientes, paga-se o saldo do consumo.
Para este fim, o medidor de energia é substituído por um relógio bidirecional. Este é capaz de mensurar a quantidade de energia injetada na rede e a energia consumida da concessionária